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Seu hotel é Pet Friendly? Descubra como melhorar a experiência dos seus hóspedes




Viajar é uma experiência que muitos consideram enriquecedora, mas para os donos de pet, viajar pode ser um desafio.

Nos últimos anos, a maneira como enxergamos os pets mudou bastante. Mais de 50% dos lares brasileiros têm um animal de estimação. Eles deixaram de ser apenas animais de estimação e agora são vistos como verdadeiros membros da família. Então, levar os pets na viagem é uma decisão cada vez mais recorrente.

Os donos buscam experiências que incluam seus animais de estimação, não apenas para evitar a separação, mas também para compartilhar momentos especiais com eles.

Essa mudança na percepção dos pets como membros da família, impulsionada pela crescente humanização dos animais, onde os donos buscam atender às necessidades emocionais e físicas de seus pets com o mesmo carinho que dedicam a outros membros da família tem incentivado mais pessoas a optarem por viagens que permitam a presença dos seus bichos de estimação.

Essa mudança de visão impacta diretamente a forma como os consumidores se comportam em relação a produtos e serviços e na hotelaria isso não é diferente. Isso representa uma ótima oportunidade para os hotéis atraírem uma nova base de clientes, oferecendo acomodações que aceitam animais de estimação, mas para atender a essa demanda crescente, é necessário se adaptar e se preparar para receber os pets com conforto e segurança.

Mas o que é ser pet friendly de fato?

Significa criar um ambiente acolhedor, receptivo e conveniente para animais de estimação, garantindo que eles se sintam bem-vindos e confortáveis. Isso vai além de simplesmente permitir a entrada dos pets; envolve oferecer comodidades e serviços específicos para atendê-los. Também implica em uma postura amigável e compreensiva por parte da equipe do hotel. A experiência deve ser positiva para todos.

Ser um hotel pet friendly traz uma série de considerações que precisam ser gerenciadas para garantir uma experiência positiva para todos os hóspedes, sem exceção. Se você está pretendendo hospedar pets no seu hotel, considere:

Manter os ambientes limpos e livres de odores é uma prioridade para qualquer hotel, mas a presença de pets torna essa tarefa mais complexa. Implemente medidas extras de limpeza, com o uso de produtos específicos para eliminar pelos e odores além de dar tempo para ventilar o suficiente até eliminar qualquer traço de cheiro.

A segurança é uma preocupação fundamental. Mitigue os riscos de acidentes, tanto para os animais e tome medidas para assegurar que os pets não consigam escapar. Isso pode envolver a instalação de cercas seguras em áreas externas, ampliação da malha de câmeras do circuito interno de monitoração, revisão dos procedimentos de governança e da sua apólice de seguro.

E para manter a boa relação com seu hóspede e sua promessa de entrega, defina e comunique claramente suas políticas pet-friendly.

Esta política para hospedar pets deve estabelecer as regras e regulamentos para os hóspedes que trazem seus animais de estimação ao hotel, o que inclui informações sobre os tipos de animais permitidos, restrições de tamanho ou peso, além de quaisquer taxas ou depósitos adicionais cobrados. Também deve especificar os locais onde os animais podem transitar livremente no hotel, os quartos designados para pets, áreas comuns e espaços ao ar livre. É fundamental incluir detalhes sobre como o hotel lidará com danos ou acidentes causados pelos animais.

Ter uma política clara e abrangente garantirá uma experiência positiva tanto para os hóspedes quanto para seus pets, além de proteger o hotel em caso de eventuais problemas.

Antes de publicar sua política pet, saiba dos regulamentos e requisitos da sua região. Isso envolve verificar leis de zoneamento e normas da secretaria de saúde.

É importante aprofundar a pesquisa sobre quaisquer legislações ou regulamentos locais que se aplicam a hotéis que aceitam pets. Por exemplo, algumas cidades ou estados podem ter exigências específicas sobre a eliminação de resíduos de animais ou podem requerer que os hotéis possuam certas certificações ou licenças. A Secretaria da Saúde do seu município pode fornecer informações valiosas sobre esses aspectos.

Ao entender e cumprir todos os regulamentos e requisitos, você pode garantir que seu hotel esteja operando de forma legal e segura tanto para os hóspedes quanto para seus animais de estimação.

Uma vez que seu hotel se torna oficialmente pet friendly, é fundamental promovê-lo como tal. Isso envolve atualizar seu site, perfis nas redes sociais e materiais publicitários para refletir essa nova abordagem.

Crie cartazes para o elevador, placa de não perturbe indicando que há pet no quarto, entre outros.

Sua equipe treinada!

Outro passo essencial para transformar seu hotel em um estabelecimento que aceita animais de estimação é capacitar a equipe para não só interagir com os hóspedes e seus pets, mas também, gerenciar quaisquer situações que possam surgir, o que inclui conhecimentos sobre etiqueta adequada, como perguntar antes de acariciar um cachorro e evitar movimentos bruscos ou ruídos altos.

Além disso, é fundamental que a equipe saiba como lidar com acidentes ou danos causados pelos animais, bem como com hóspedes que possam ter alergias ou aversões.

Ao oferecer esse treinamento, você aumenta as chances de que seus hóspedes tenham uma experiência positiva e que qualquer problema seja resolvido de forma profissional e eficiente.

As regras de ouro!

Quando você se autodenomina pet friendly significa que todos os animais são aceitos. Geralmente os hóspedes trazem seus cães e gatos, o que representa a maioria dos animais de estimação, mas pode haver situações de acolher outros com pássaros, coelhos, hamsters, porcos, por exemplo. Trate estas situações como exceção, negociando diretamente com o tutor as possibilidades e condições para hospedar sua mascote.

Avalie o peso máximo de cada animal. Geralmente são aceitos até 15kg, mas se você tiver espaço e condições de hospedar animais maiores, este pode ser um grande diferencial do seu hotel.

Reescreva seu procedimento de check-in incluindo a apresentação da carteira de vacinação e anexe uma cópia à FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspede) do seu tutor.

Condicione que a vacina antirrábica deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano. Caso a vacinação não seja comprovada, você pode recusar a hospedagem e permanência do animal.

Estabeleça que o proprietário de animais vacinados há menos de 15 dias da data de entrada do hotel é responsável por qualquer tipo de doença que porventura o pet venha a contrair no hotel durante sua permanência, visto que a queda de imunidade é inevitável neste período.

Elabore um Termo de Responsabilidade para Hospedagem de Animais de Estimação, no momento do check-in (veja a sugestão do Boni baixando o e-book Pets são bem-vindos!).

Revise seu procedimento padrão da Governança para entrada no quarto, incluindo a indicação de quarto com pet e a necessidade de confirmar que o quarto está completamente vazio para a realização da limpeza. Se o pet estiver sozinho no quarto, oriente a não entrar pois pode ser oportunidade para ele fugir ou mesmo atacar a camareira, estranha para ele).

Na Governança ainda, intensifique os protocolos de limpeza implementando uma rotina mais rigorosa para minimizar os alérgenos, especialmente em áreas propensas, como carpetes e estofados e reserve algumas áreas exclusivas, livres da presença de animais de estimação para os hóspedes que desejem evitar contato com eles por questões de saúde (alergias, por exemplo) ou até medo.

Quando se trata de lidar com as preocupações de um local pet friendly, é crucial tratar cada questão com a devida atenção e sinceridade, da mesma forma como você lidaria com qualquer preocupação de outro hóspede.

Se for possível resolver a situação para tranquilizar o cliente, não hesite em fazê-lo. No entanto, se não for possível mudar a situação, seja transparente e explique os motivos.

Lembre-se de que, muitas vezes, os hóspedes simplesmente querem sentir que foram ouvidos, especialmente quando se deparam com cenas ainda pouco usuais, como animais de estimação em hotéis.

Veja na prática, como gerenciar as diversas demandas do universo pet num hotel baixando o e-book Pets são bem-vindos aqui!

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