top of page

Por uma boa convivência, tenha um manual do colaborador

ree

Se você ainda não criou um manual do colaborador para o seu hotel, você não está sozinho. Um manual para o colaborador pode ser incrivelmente útil em comunicar a informação essencial às equipes e em construir uma cultura positiva do local de trabalho, mas não é fácil desenvolver um.


O que é um manual do colaborador?

Um manual, um guia que fornece aos novos contratados e colaboradores informações sobre a empresa, como a missão, visão, valores, políticas internas, procedimentos, condições de trabalho, código de conduta/expectativas comportamentais e outros.

Para novos contratados, essa informação é vital para começar no primeiro dia. O manual deve proporcionar um entendimento sólido da empresa, incluindo como as coisas são feitas e o que é esperado delas. Isso os ajuda a abordar seu trabalho com mais confiança e aumenta sua eficiência imediatamente.

Para os funcionários existentes, o manual serve como um ponto de referência a que eles podem recorrer sempre que precisarem de certas informações do local de trabalho, como procedimentos de folha de pagamento ou seus direitos trabalhistas.

Os novos contratados deverão receber o manual até o primeiro dia de trabalho. Os funcionários existentes deverão receber uma cópia do manual cada vez que este for actualizado.


O que os melhores manuais de colaboradores normalmente incluem?

Cada empresa é diferente. Mas o que há em comum entre eles? Todos abordam os elementos inerentes do seu negócio e ambiente de trabalho, incluindo valores e objetivos do hotel, refletindo a cultura da empresa.


Normalmente incluem as seguintes informações:

▶️Carta de boas-vindas e introdução à empresa, como sua história, missão, valores e cultura.

▶️Políticas e procedimentos no local de trabalho, incluindo contratação, atendimento, folha de pagamento, folgas remuneradas, segurança virtual, privacidade e anti-discriminação.

▶️Direitos dos funcionários sob as leis trabalhistas relevantes incluindo informações relevantes sobre salários, benefícios e segurança no local de trabalho.

▶️Relação de trabalho entre o empregador e o empregado.

▶️Código de conduta, uso das mídias sociais, LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados, uso correto do uniforme, política de álcool/drogas, política de ética e conflito de interesses.

▶️Ações disciplinares, incluindo os tipos de comportamento dos funcionários que podem resultar em sanções disciplinares.

▶️Expectativas realistas, ou seja, o que a empresa espera ver de seus funcionários e o que os funcionários podem esperar da empresa.

▶️Aviso de recebimento (protocolo declarando que o colaborador reconhece que recebeu e conhece o conteúdo do manual.


Por que ter um manual do colaborador?

Conformidade legal

Não há nenhuma lei que exija que você tenha um manual do colaborador. No entanto, muitas leis federais e estaduais exigem que os empregadores informem os funcionários sobre seus direitos no local de trabalho, além de demonstrar o compromisso da empresa com a boa governança corporativa (o que pode atrair investidores, clientes e novos parceiros). O manual é uma das melhores maneiras de fornecer essas informações à sua equipe.


Mitigação de conflitos

O manual do colaborador descreve o código de conduta da empresa, para que os colaboradores saibam quais comportamentos são aceitáveis e quais não são. Também explica as consequências do mau comportamento. Isso pode impedir que os colaboradores se envolvam em condutas tóxicas e incentivá-los a adotar comportamentos e atitudes saudáveis.


Uma recepção calorosa aos novos colaboradores

O manual do colaborador pode ajudar os novos membros do time a se sentirem em casa em seus ambientes de trabalho. Aprender sobre a história, a missão e os valores fundamentais da empresa pode aumentar o engajamento e a lealdade dos funcionários.


Além disso, o manual do empregado:

Permite formalizar suas políticas e procedimentos de emprego.

Simplifica o processo de integração dos colaboradores, fornecendo a cada novo membro acesso fácil às informações de que precisam.

Ajuda a desenvolver políticas e procedimentos consistentes, mantendo todos os membros da equipe na mesma página.

Diminui o risco de reclamações e ações trabalhistas, como funcionários alegando que você não contou a eles sobre seus direitos no local de trabalho.

Serve como um recurso para os colaboradores verificarem códigos de vestimenta, políticas de férias e licença médica, recomendações de estacionamento, políticas de viagem, reembolsos entre muitas outras.



Ao criar seu manual, considere:

Uma linguagem inclusiva: deve ser acessível a todos os colaboradores, independentemente do nível de escolaridade ou da área em que atuam. Evite usar jargões técnicos ou termos jurídicos complicados. Prefira frases diretas, com um tom acolhedor e um vocabulário que respeite a diversidade, promovendo o engajamento e o sentimento de pertencimento à cultura da empresa.


Aproveite a tecnologia e a acessibilidade digital: na era digital de hoje, é fundamental destacar a importância de tornar o manual do funcionário acessível online e por meio de dispositivos móveis. Além de melhorar a experiência do colaborador, também torna mais fácil para os gerentes de RH a atualização e distribuição de novas versões de forma eficiente. Hoje você pode, com tecnologia, criar manuais digitais interativos e envolventes que incluam elementos multimídia, como vídeos, infográficos e funcionalidades de pesquisa, com um conteúdo envolvente.


Inclua as políticas e diretrizes de trabalho remoto: a cobertura desse tópicos ajuda os funcionários a entender a resposta da empresa às novas características do trabalho, novos benefícios, eventuais medidas de segurança e expectativas da relação do colaborador com seu superior no trabalho remoto.


Inclua as políticas de benefícios, vantagens e diretrizes de saúde e segurança: além de servir os hóspedes, a indústria da hospitalidade é sobre cuidar da equipe que atende a esses hóspedes. Detalhe benefícios como assistência médica detalhando os termos da cobertura, medidas que apoiem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, diretrizes de saúde e segurança psicológica que garantem o bem-estar dos colaboradores.


Aborde as iniciativas de diversidade, equidade e inclusão: dedique um capítulo do seu manual à diversidade, equidade e inclusão, a fim de mostrar o compromisso da sua empresa em promover um local de trabalho inclusivo. No modelo, destaque as políticas e iniciativas da sua empresa relacionadas ao tema, incluindo programas de treinamento, políticas anti-discriminação. Promova um local de trabalho diversificado e inclusivo, não só para a conformidade legal, mas também para o impacto positivo que tem na moral, produtividade e engajamento dos seus colaboradores. Hotel é um espaço de acolhimento para todos.


Antes de publicar, revise: antes de compartilhar o manual com os colaboradores, é importante que ele seja revisado por um profissional jurídico e aprovado pela alta direção (sócios, proprietários).

Essa etapa ajuda a garantir que o conteúdo esteja de acordo com as leis, evita conflitos com outras políticas internas e reforça a credibilidade do documento como uma orientação confiável e oficial da nossa instituição.


Deseja fazer seu próprio manual? 📧 Nos mande uma mensagem!







Comentários


Na Boni Learning a prática se transforma em curso

Sobre a Boni

A Boni Learning é uma escola de cursos livres online preparada para oferecer o melhor conteúdo num método prático e acessível a todos.

KF Educação e Desenvolvimento Profissional Ltda 55.700.054/0001-51

Fale com a gente

No Whats (msg texto ou áudio)
            (11) 98945 4516

Links rápidos

Por e-mail
contato@bonilearning.com.br

As novidades

Saiba o que acontece na Boni em primeira mão!

Email enviado!

A Boni nas mídias

https://www.instagram.com/bonilearning/
https://www.linkedin.com/company/bonilearning/?viewAsMember=true&success=true

© 2035 por WeDo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page