Por que prestar atenção aos KPIs?
- Karin Freitas

- 17 de jun.
- 4 min de leitura

Saber como medir o sucesso é fundamental em qualquer negócio, inclusive no seu hotel!
Indicadores-chave de desempenho, ou KPIs, são métricas que monitoram e avaliam a eficiência de diferentes operações da sua empresa.
São medidas quantificáveis que ajudam a avaliar o desempenho em relação aos objetivos estratégicos. Seja para aumentar as vendas, melhorar a satisfação dos hóspedes ou otimizar a eficiência operacional, os KPIs mostram claramente onde sua empresa está e onde deve concentrar seus esforços para alcançar os resultados desejados.
Originariamente do inglês, KPI — key performance indicator, ou indicador-chave de desempenho — são valores tanto quantitativos quanto qualitativos que podem ser medidos, acompanhados e comparados, geralmente com base em uma meta. E são essenciais porque ajudam a mensurar o sucesso e o avanço na gestão dos objetivos.
Ao prestar atenção nesses indicadores, gestores e equipes conseguem identificar o que está funcionando bem e o que precisa de melhorias, tomando decisões mais embasadas. Além disso, acompanhar os KPIs permite que a direção ajuste estratégias rapidamente, mantenha o foco nas metas principais e aumente as chances de sucesso a longo prazo. É como ter um mapa que mostra o caminho mais eficiente para atingir seus objetivos!
Com as novas tecnologias oferecendo ao setor de hospitalidade formas inovadoras de medir e otimizar o desempenho, é cada vez mais importante que os hotéis monitorem seus KPIs de perto e usem essas informações para aprimorar operações e aumentar a lucratividade.
Por que os KPIs são importantes? Veja 5 razões para você usar os KPIs
1. KPIs para monitorar a saúde do negócioOs KPIs funcionam como um painel de sinais vitais da sua empresa. Você precisa de poucos indicadores para acompanhar o que realmente importa. Foque naqueles que você quer impulsionar, colocando energia onde deseja fazer mudanças. É fundamental escolher KPIs nas categorias:
Colaboradores,
Clientes,
Processos,
Receitas,
Custos.
Essas áreas abrangem recursos humanos, satisfação do cliente, operações e estratégia. Primeiro, selecione os KPIs certos para seu hotel e depois defina quem será responsável por eles.
2. KPIs para acompanhar o progresso ao longo do tempoUm KPI é qualquer resultado mensurável que indica se sua organização está atingindo seus objetivos. Pode ser receita, GOP, margem bruta, diária média, número de funcionários, satisfação do cliente, CMV, produtividade ou qualquer outro.Você define esses KPIs para sua equipe, para saber onde estão a cada período. Acompanhe semanalmente para verificar se estão evoluindo na direção desejada. Caso contrário, ajuste suas ações e comunique os departamentos para recuperar o ritmo.
3. KPIs para resolver problemas ou aproveitar oportunidadesUse um painel com uma combinação de KPIs para ter informações rápidas e precisas ao enfrentar desafios ou oportunidades.Por exemplo: se sua taxa de ocupação caiu, identifique KPIs como número de chamadas para prospecção, orçamentos enviados sem confirmação ou visitas atendidas. Monitore-os semanalmente para descobrir a alavanca certa para gerar vendas mais previsíveis.Se tiver uma ideia para um novo pacote, teste com alguns clientes e use KPIs para validar o modelo antes de lançar oficialmente. Acompanhe interesse, investimento em mídia e impacto nos custos.
4. KPIs apoiam e influenciam os objetivos de negócios Os KPIs são importantes para os objetivos dos negócios porque servem de âncoras na tomada de decisões.É essencial que os objetivos do negócio sejam bem comunicados em toda a organização, portanto, quando as pessoas conhecem e são responsáveis por seus próprios KPIs, isso garante que os objetivos gerais do negócio estejam vivos na mente de todos.Os KPIs também garantem que o desempenho seja medido em relação aos grandes objetivos do negócio. Isto significa que cada parte do trabalho é feito com intencionalidade e para o propósito certo.
5. KPIs para analisar padrões ao longo do tempo
Se você medir os mesmos KPIs trimestre a trimestre, pode começar a detectar padrões em seus números. Há inúmeras maneiras desses padrões ajudá-lo na gestão do seu hotel. Você pode prever seu trimestre mais lento e usar esse tempo para fazer uma atualização do sistema ou uma iniciativa de treinamento em todo o hotel, por exemplo.
Você pode concluir com base em dados que seu gerente de vendas sempre tem uma variação de 3 negócios acima ou abaixo do número final do trimestre. Você pode ver que tem alguns membros da equipe que têm habitualmente um desempenho baixo ou alto em seus KPIs e pode usar esses dados para falar sobre consequências, boas ou ruins.
6. KPIs são críticos para a gestão de desempenho
Dizemos aqui na Boni que este último é o motivo definitivo pelo qual os indicadores-chave de desempenho são importantes para as empresas. Ele resume todas as razões acima: o que é medido é gerenciado.
O moral, a cultura, a capacidade dos funcionários, entre outros aspectos, contribuem para o desempenho. Os KPIs simplificam o gerenciamento desse desempenho, permitindo que todos vejam não apenas o que estão fazendo, mas também o que os outros estão fazendo. E é a visão macro que possibilita entender o negócio como um todo.
Esta transparência garante que todos estão trabalhando na mesma direção, o que simplifica as linhas de comunicação porque a resposta para "como estamos?" é agrupado em um número claro, em vez de escondido sob planilhas e serviços ou, pior ainda, atrás de palpites.
Um dashboard (painel) de KPIs eficaz tem uma combinação de indicadores que seguem o balanced scorecard – uma metodologia de gestão estratégica que visa traduzir a visão e a estratégia de uma organização em indicadores de desempenho. Diferentemente de métodos tradicionais que se focam em indicadores financeiros, o BSC integra medidas de desempenho de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

Os hotéis têm pelo menos dois KPIs (incluindo um indicador de referência) de cada uma das seguintes categorias:
Perspectiva financeira
Receita
GOP
EBITDA
RevPar
Lucro líquido
Perspectiva interna de negócios (KPIs operacionais)
CMV (Custo da Mercadoria Vendida)
Prime cost
CAC (custo de aquisição de cliente)
Perspectiva do cliente
RPS (Reputation Promoter Score)
Perspectiva do funcionário
NPS (Net Promoter Score)
Turnover
Folha de pagamento sobre Receita
Você está procurando KPIs impactantes que se alinhem com seus objetivos de negócios e levem sua equipe ao sucesso? Preparamos aqui na Boni um curso com uma seleção dos KPIs mais utilizados na hotelaria.
Aproveite esta oportunidade para obter insights valiosos e transformar o desempenho do seu hotel. Assine o curso e embarque em sua jornada para KPIs mais significativos e um negócio bem-sucedido.




Comentários